-
Arquitetos: SANGRAD+AVP architects
- Área: 377 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Erick Velasco Farrera
-
Fabricantes: Cemex, PREFA, Reynaers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação rodoviária existente em Slavonski Brod tem uma localização lógica na cidade. Situa-se ao longo da rua Petra Svačića (avenida principal) e da estação ferroviária com um viaduto que liga os lados norte e sul da cidade.
Infelizmente, a edificação existente, um volume de arquitetura digna e pacífica, não faz jus ao potencial do local devido ao terreno e suas relações jurídicas. Dada a impossibilidade de renovação e reconstrução do edifício existente como um todo, tornou-se evidente a procura de novas possibilidades.
A melhor alternativa mostrou-se ser uma composição linear de volumes no lado oposto da via em relação à rodoviária existente e ao lado da avenida da cidade. O conceito era criar um desenho simples / ESTAÇÃO + COMÉRCIO + PARQUE. Entre as árvores altas existentes estão três volumes alongados que sustentam uma cobertura. Os beirais conectam o novo com o existente e sua vegetação alta.
A composição parte do pensamento sobre a lógica dos elementos (plataformas, pavilhões, paredes, bancos, cobertura, árvores...) e sua finalidade. A ideia é usar os mesmos elementos para finalidades diferentes, reduzindo o número de estruturas e superfícies no espaço. A plataforma é ao mesmo tempo um banco e um terraço, os beirais são um telhado e uma copa de árvore, assim como as divisórias e a estrutura da parede.
Os três elementos cúbicos têm volumes semelhantes e propósitos diferentes. Olhando de leste a oeste, no primeiro pavilhão há recepção de passageiros com venda de passagens, balcão de informações, sala de espera, banheiros e administração. No cubo do meio, encontra-se uma cafeteria e, na parte oeste, uma padaria, um bar multiuso, um quiosque e um espaço técnico.
As árvores realçam os acessos às rampas, plataformas, completam a ambientação das esplanadas em frente ao bar ou à sala de espera, criando de forma intuitiva um efeito acolhedor.
A cobertura foi tratada como um funil, revestida com chapas metálicas ocasionalmente recortadas para dar lugar aos espaços destinados às copas das árvores existentes e novas, com um recorte contínuo também na cota mais baixa.
As paredes voltadas para a Rua Petra Svačića, ou seja, todas as superfícies do pavilhão voltadas para as plataformas, possuem a face externa feita em aço corten. A fachada de vidro predomina no lado norte em direção às plataformas, enquanto no lado sul aparecem como elementos pontuais na alternância rítmica das paredes.